TheraSuit é um protocolo de terapia inovadora, intensiva, criado por um casal de fisioterapeutas, Izabela e Richard Koscielny, que através de muitos estudos científicos foram moldando um método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras. O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma veste especial, que é uma órtese dinâmica chamada Therasuit.
A órtese dinâmica, Therasuit, alinha o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial no alihamento postural, na função sensorial e vestibular. A veste consiste em um colete, um short, joelheiras, um capacete e o tênis, que são interligados através de elásticos. Esses elásticos farão o papel dos músculos que precisam ser ativados.
A Unidade de Exercício Universal é usada para treinar as habilidades e fortalecer os grupos musculares desejados. Com a sua utilização ocorrem ganhos na amplitude de movimento, flexibilidade e fortalecimento dos músculos, bem como nas atividades funcionais.
Os exercícios na Aranha (Spider), realizados também na Unidade de Exercícios Universais e com a veste TheraSuit, tem como objetivo converter tudo o que se aprende no fortalecimento para uma forma mais funcional, criando um ambiente dinâmico onde a função possa aparecer. Objetivando a estabilização, a coordenação e realizando o movimento de forma fluente com menor perda de energia possível. O cronograma do Programa Intensivo do Método TheraSuit® consiste em 3 ou 4 horas diárias, 5 dias por semana, durante e ou 4 semanas.