É uma abordagem utilizada em fisioterapia pediátrica baseada em exercícios dinâmicos desafiadores, que são aplicados manualmente em crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento motor. Esta abordagem propões objetivos concretos a fim de se estimular bebês e crianças de maneira segura, começando aos 3 meses de vida até muitos anos após nascimento.

O método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem fisioterpêutica utilizada para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndrome não degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.

Esta terapia pode ser aplicada à crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atinjam o controle da marcha independente. Como os terapeutas que utilizam o Método CME precisam expor à criança a influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança.

O princípio fundamental do CME é baseado no fato de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a sequela ter se instalado.

A reação natural do “potencial de recuperação” isoladamente, não pode tirar a criança da situação de desenvolvimento motor anormal. Por isso é crucial iniciar a terapia motora no momento da detecção dos primeiros sinais de atraso na função mototra.

O nível final da independência motora alcançado pela criança irá depender dos seguintes fatores:

  1. A detecção precoce da alteração no desenvolvimento motor;
  2. A existência do potencial de recuperação cerebral;
  3. A aplicação no momento correto de uma abordagem significante de terapia motora;
  4. A execução constante de exercícios apropriados até se atingir o total controle motor.

Características

  1. Provocar o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes;
  2. Cooperação e motivação da criança não são requisitos na terapia CME;
  3. Expor a criança à influência natural da força da gravidade com progressivo suporte distal;
  4. Manobras de alongamento são integradas na terapia CME;
  5. Tônus muscular aumentado em extremidades não são obstáculos para se estimular o controle postural em pé.

Um período de truagem é proposto para se demonstrar resultados a curto prazo da Terapia CME.

Avaliação

O método CME possui um protocolo de avaliação próprio composto de 41 itens. Na avaliação serão realizados testes para se verificar o estágio motor da criança, sendo avaliado desde controle cervical até marcha independente.